• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
0

12 filmes sobre magia para ver com as crianças

17.9.2017

Introdução à magia é no cinema, sim senhor! Conheça esta lista de filmes com dicas mágicas para os pequenos e, por que não, para os adultos também.  

 

 

1. Fantasia (BR/PT) - 1940

Título original: Fantasia

 

Animação, Musical

Classificação etária: Livre

Tema: O Universo da magia, Mitologia

 

Fantasia é o terceiro filme de animação dos estúdios Disney, mas ao contrário dos primeiros, é um projeto muito mais ousado. Ainda mais em vista da época em que foi lançado! Contra as expectativas de um público acostumado a um tipo de cinema narrativo, Fantasia foca na música e na expressão visual pura, integrando visuais impressionantes com grandes nomes da música clássica, tais como Bach, Tchaikovsky e Beethoven. 

Esta mega produção aclamada pela crítica da época (e até mesmo pela crítica atual) mostra um Mickey com poderes de mago, brincando e dançando junto a cores, formas, flores e animais fantásticos da mitologia numa fluidez próxima à do sonho. Além disso, apresenta os personagens dos contos clássicos e a força da magia em seus aspectos positivos e negativos.

O filme possui um enorme valor cultural, histórico e artístico. Sem falar no potencial informativo sobre o Universo da magia. É um clássico que definitivamente vale a pena não só para as crianças, mas para toda a família assistir!

 

Assista ao trailer de Fantasia clicando aqui.

 

2. Mary Poppins (BR/PT) - 1964

Título original: Mary Poppins

 

Musical, Comédia

Classificação etária: Livre

Tema: Disciplina na magia, o poder mágico do amor

 

O filme conta a história de uma família nos anos de 1910, porém já com muitos problemas. O patriarca George, um banqueiro, resolve redigir um anúncio para encontrar uma babá depois que seus filhos, Michael e Jane, fizeram a última pedir demissão. As crianças também escrevem um anúncio, mas com qualidades bem diferente da babá que George pensa em contratar. Irritado, o pai rasga o anúncio dos filhos e joga os pedaços de papel na lareira.

Porém, por forças do destino, os pedaços de papel voam até uma nuvem onde está Mary Poppins e no dia seguinte ela desce das nuvens até a casa dos Banks naquela cena clássica usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas <3. Mary Poppins é contratada e Michael e Jane ficam fascinados, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam. Mal sabem eles a influência que ela vai ter nessa família!

Mary Poppins é aquele filme que vai surpreender na mensagem mágica de carinho e amor.

 

Assista ao trailer de Mary Poppins clicando aqui.

 

3. A História Sem Fim (BR) / História Interminável (PT) - 1984

Título original: Die unendliche Geschichte

 

Aventura

Classificação etária: 6 anos

Tema: Realidades paralelas, o poder da Vontade

 

O personagem chave deste filme é Bastian, um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas que ele tem passado, como a perda de sua mãe e o bullying que os garotos do colégio insistem em fazer com ele. Um dia, fugindo desses garotos, ele entra em uma livraria onde encontra um antigo e misterioso livro. O dono da livraria não quer deixar que Bastian pegue esse livro, por dizer que é perigoso. Mas, são exatamente essas palavras que atiçam a curiosidade do menino e ele pega o livro emprestado às escondidas.

Com toda a imaginação e o poder mental que Bastian tem, com a leitura ele é transportado para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A partir daí o menino embarca na jornada do herói da história, enquanto percebemos, pouco a pouco, a magia que une estes dois Universos.

É um filme que vai botar a cabeça dos pequenos pra pensar.

 

Assista ao trailer de A História Sem Fim clicando aqui.

 

4. O Castelo no Céu (BR/PT) - 1986

Título original: Tenkû no shiro Rapyuta

 

Animação, Aventura

Classificação etária: Livre

Tema: Tecnolomagia, talismã


O filme começa com uma garota misteriosa que acaba caindo de um avião ao tentar fugir dos agentes secretos do governo que a raptaram. Um jovem acaba encontrando a menina, Sheeta, flutuando desmaiada enquanto desce do céu com seu colar mágico que emite uma luz inexplicável.

A trama fica cada vez mais envolvente enquanto a menina e o garoto são perseguidos pelo exército, por piratas e pelos agentes secretos do governo que, aparentemente, estão todos atrás do seu valioso colar.

O Castelo no Céu é uma emocionante aventura com as clássicas máquinas voadoras do Studio Ghibli, em busca da identidade de Sheeta e de uma civilização perdida que costumava viver nas nuvens.

Com ele, aprendemos sobre magia, talismãs e tecnologia.

Mas, acima de tudo, aprendemos o valor da amizade e de um coração puro na realização das práticas mágicas.
 

Assista ao trailer de O Castelo no Céu clicando aqui.

 

5. O Serviço de Entregas da Kiki (BR) / Kiki – A Aprendiz de Feiticeira (PT) - 1989

Título original: Majo no Takkyūbin

 

Animação, Aventura

Classificação etária: Livre

Tema: A magia da alma, a busca do próprio caminho

 

Neste outro clássico do Studio Ghibli, acompanhamos a história de Kiki, uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando as bruxas atingem essa idade elas devem sair de casa por um ano inteiro e aprender a viver por conta própria. É o ritual de passagem que marca a saída da infância e o início da idade adulta!

Acompanhada de seu gato Jiji, Kiki então levanta vôo com sua vassoura em busca da cidade ideal que será a sua nova casa. E também da ocupação ideal que ela deverá ter para conseguir se sustentar no ano que virá. 

O filme aborda, principalmente, a busca pelo auto-conhecimento da personagem, a busca pela magia dentro do seu coração. O que fará com que ela se torne uma verdadeira bruxa.

Pois a magia nada mais é do que aprender a controlar nosso espírito, a força mágica dentro de nós!

 

Assista ao trailer de O Serviço de Entregas da Kiki clicando aqui.

 

6. Hook – A Volta do Capitão Gancho (BR) / Hook (PT) - 1991

Título original: Hook

 

 Aventura, Comédia

Classificação etária: Livre

Tema: Relembrar nossas raízes mágicas

 

Nesta engraçadíssima releitura de Peter Pan, conhecemos Peter Banning, um pai de família já nos seus 40 anos e que não possui lembrança nenhuma da Terra do Nunca ou de um dia ter sido Peter Pan. Ele se tornou um homem tão envolvido com o trabalho e com as coisas materiais, que deixou de dar atenção à família e esqueceu a sua origem mágica.

Como sempre acontece quando esquecemos nosso propósito de vida, o destino dá uma reviravolta e nos obriga a relembrar. O Capitão Gancho, o pior inimigo de Peter nos tempos da Terra do Nunca, sequestra os seus filhos e deixa Peter com nenhuma outra alternativa a não ser voltar lá para resgatá-los.

O filme nos cativa a cada recordação do personagem, avivando a leveza e pureza da magia original.

 

Assista ao trailer de Hook - A Volta do Capitão Gancho clicando aqui.

 

7. Matilda (BR) / Matilda, a Espalha Brasas (PT) - 1996

Título original: Matilda

 

 Comédia

Classificação etária: Livre

Tema: Dons incompreendidos

 

Matilda é uma criança superdotada de apenas seis anos, mas que cresceu em uma família grosseira e ignorante. Seu pai trabalha como vendedor de carros e sua mãe é dona de casa, porém ela também passa o dia inteiro fora, deixando a criança sozinha. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola por nem saberem que ela já estava na idade de estudar.

Normalmente a menina ficava sempre em casa ou na livraria, onde costumava estimular sua imaginação. Mas, por sua crescente vontade de ir à escola, uma série de estranhos eventos começou a ocorrer em casa. Na realidade, Matilda estava apenas começando a descobrir que tinha poderes mágicos! Já frequentando a escola, acompanhamos a história da menina em sua busca pelo descobrimento do seu potencial mágico, estimulando  o seu senso de justiça e bondade através da ajuda de sua amável professora. 

 

Assista ao trailer de Matilda clicando aqui.

 

8. Harry Potter e a Pedra Filosofal (BR/PT) - 2001

Título original: Harry Potter and the Sorcerer's Stone

 

 Aventura

Classificação etária: Livre

Tema: Introdução ao mundo mágico

 

Esta é mais uma história da mais uma história de dons mágicos incompreendidos pela família, mas acho que você já deve conhecer ela bem! Harry Potter é um menino órfão normal. Seus pais morreram em um acidente de carro quando ele era bebê e agora ele vive com seus terríveis tios, os Dursley, em um subúrbio de Londres. Inexplicavelmente o menino às vezes faz coisas acontecerem sem querer, como mágica, por isso os tios o reprimem e tratam Harry muito mal. No seu 11º aniversário, a contragosto dos tios, um homem (Hagrid) conta a Harry que ele é um bruxo, aliás, um bruxo muito famoso no mundo mágico conhecido como "O menino que sobreviveu". Nesse momento o garoto descobre que seus pais também eram bruxos e que, na verdade, foram assassinados por um terrível bruxo das trevas. O mistério do filme gira em torno da razão do menino ter sido a única pessoa do mundo a  sobreviver àquela terrível maldição de morte. A descoberta é também a mais forte Magia Antiga! 

 

Assista ao trailer de Harry Potter e a Pedra Filosofal clicando aqui.

 

9. As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (BR/PT) - 2005

Título original: The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe

 

Aventura

Classificação etária: 10 anos

Tema: Mitologia, Magia Antiga, Universos paralelos

 

Em Nárnia vemos também um pouco sobre Magia Antiga e o poder mágico do amor. O filme conta a história de Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro, quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Por causa da guerra, seus pais resolvem enviar as crianças para viver em uma propriedade rural de um amigo, um professor misterioso. Na fazenda, as crianças brincam de esconde-esconde e acabam descobrindo um guarda-roupa mágico escondido em uma sala vazia, que leva quem o atravessa ao Universo de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres fantásticos da mitologia, como faunos, centauros e gigantes. Nárnia já teve seu tempo de paz, mas se encontra agora em um inverno que dura centenas de anos, provocado pela feiticeira do mal Jadis. A única salvação é uma poderosa magia antiga conhecida por Aslan, o verdadeiro rei de Nárnia. É ele quem revela a profecia de que 4 crianças viriam para salvar o seu mundo através do poder mágico do amor puro.

 

Assista ao trailer de As Cônicas de Nárnia clicando aqui.

 

10. Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (BR) / Ponyo à Beira-Mar (PT) - 2008

Título original: Gake no Ue no Ponyo

 

Animação, Aventura

Classificação etária: Livre

Tema: O poder mágico do amor, a deusa das águas

 

Pelo visto, o amor é mesmo a magia mais poderosa e a primeira lição a se aprender como mago! Neste lindíssimo filme da Disney em parceria com o Studio Ghibli, conhecemos Sosuke, um garoto de cinco anos que mora em um penhasco à beira-mar. Um dia, ao brincar na praia, Souske encontra um peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva o peixinho e o coloca em um balde, batizando-o de Ponyo (é um peixinho fêmea). O garoto promete que irá sempre cuidar dela, só que o pai de Ponyo, o Feiticeiro Fujimoto, exige que ela retorne às profundezas do oceano.

Porém, Ponyo também tem poderes mágicos escondidos em sua alma, pois é filha da deusa das águas. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana. Com a ajuda de seus irmãos, a peixinha utiliza uma poção mágica e, munida com amor, muda a sua realidade e seu destino.

 

Assista ao trailer de Ponyo - Uma Amizade que veio do mar clicando aqui.

 

11. Valente (BR) / Brave – Indomável (PT) – 2012

Título original: Brave

 

Animação, Aventura, Comédia

Classificação etária: Livre

Tema: O poder mágico do amor, as lições da magia

 

Valente é uma animação mergulhada na cultura e magia celta. No filme, a princesa Merida é criada para seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio. Mas a princesa está determinada a trilhar o seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral. Ela tenta a todo custo fazer com que sua mãe mude de idéia em relação ao seu casamento, mas quando não consegue, a garota foge para a floresta. Lá ela encontra algumas curiosas luzes mágicas, conhecidas como o espírito da floresta que são capazes de guiar uma pessoa até o seu destino. Merida segue as luzes e acaba por encontrar de fato uma forma de mudar o destino da sua vida.

Apesar da solução não ser nada daquilo que a garota tinha em mente, o filme mostra que a gente deve sempre pensar direito no que quer e que o Universo e a magia sempre dão um jeito de nos mostrar o que realmente importa.

 

Veja o trailer de "Valente" clicando aqui

 

12. Animais Fantásticos e Onde Habitam (BR) / Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (PT) - 2016

Título original: Fantastic Beasts and Where to Find Them

 

Aventura, Comédia

Classificação etária: 12 anos

Tema: Os perigos do medo gerado pela simples falta de conhecimento

 

Mais um filme do universo de Harry Potter, do jeitinho que todo aprendiz de maguinho adora! Nesta história, o magizoologista britânico Newt Scamander chega à cidade de Nova York levando com muito cuidado a sua preciosa maleta, onde ele carrega em segredo fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. O problema é que nos Estados Unidos, os animais mágicos são proibidos e caçados como ameaça. Mas, descobrimos ao longo do filme, que as criaturas não são perigosas se tratadas com respeito, elas apenas seguem a sua natureza. Em meio à comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição do seu mundo do que seus colegas ingleses, Newt precisa usar todas suas habilidades e conhecimentos, além da ajuda dos seus novos amigos, para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo de sua maleta.

 

Veja o trailer de Animais Fantásticos e Onde Habitam clicando aqui.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 POSTS RELACIONADOS

Please reload

SEGUE A GENTE NO FACEBOOK

ÚLTIMOS POSTS

Please reload