• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
0

5 passos para uma transformação energética completa

3.10.2017

Praticar magia é, acima de tudo, cultivar uma mente atenta. E um dos primeiros degraus nessa jornada é enxergar a importância do contexto em sua própria vida. Tudo o que existe ao redor e todas as situações que vivemos exercem influência sobre nossas atitudes. Portanto, em tempos de dificuldade, as mudanças no contexto podem ser a chave para reconquistar a prosperidade.

 

"Por sermos essencialmente energia, tudo está interligado. Não somos 'blocos separados de matéria', mas, sim, padrões de energia que se comunicam e influenciam, vivendo a todo instante uma troca de informação sutil com tudo à nossa volta. A realidade é energética, dinâmica e altamente criadora. Todas as coisas e seres existem em total interconexão com tudo à sua volta e influenciam-se mutuamente." Ana Abrantes, A Conexão Coração, 2011.

 

Dia após dia o ser humano comum ignora o poder que as circunstâncias tem em sua vida, falhando em perceber que questões tão simples como onde e com quem está afetam a sua forma de pensar e agir. Por sorte dos praticantes de magia, diferentes métodos como a psicometria, a radiestesia e o feng shui já desde muito tempo estudam a forma como alguém pode ser influenciado energeticamente por outra pessoa, por ambientes ou por objetos, o que facilita muito a neutralização das cargas negativas que por vezes se instalam na vida.

 

É importante observar que os objetos usados por um indivíduo ficam impregnados com sua energia pessoal e passam a vibrar de acordo com estes padrões energéticos, aplicando-se o mesmo aos ambientes, que vibram conforme a energia das pessoas que frequentam o local. Pela mesma razão, os objetos e locais passam a influenciar energeticamente as pessoas próximas, num ciclo de interconexão energética. Ou seja, entramos em contato com as energias das pessoas o tempo todo, mesmo na ausência delas, pelos objetos ou pelos espaços que elas usaram. E essa influencia pode ser positiva ou não.

 

Sabemos que uma influência é positiva quando nos sentimos bem, como quando entramos em um escritório de uma empresa próspera e correta, e se nos sentimos automaticamente entusiasmados para trabalhar.

 

Mas, obviamente, o problema não está nos ambientes que estão energizados positivamente... Se você se mudou para um apartamento que pertenceu a um casal que brigava o tempo todo, por exemplo, existe o risco de você impregnar o seu corpo e a sua família com essas energias negativas, a menos que você tome alguma atitude para quebrar esse padrão energético.

 

Quando você tem uma prática mágica saudável, ativa e operante, é muito fácil evitar que estas influencias negativas atinjam a sua vida pessoal. Bastando, para isso, purificar cada ambiente que vai morar (ou trabalhar) antes de entrar e cada objeto à medida que os traz para dentro do seu espaço. A purificação energética de manutenção, uma vez ao ano, também ajuda bastante. Porém, muitos iniciantes se encontram naquela situação caótica, quando tudo começa a dar errado, sem saber onde isso começou ou o que originou essa balbúrdia toda na vida. É nesta hora que se deve parar e colocar os olhos de mago para funcionar.  

 

Se questione. Existem influências externas que estão atrapalhando a sua vida? Até que ponto você se envolveu neste ciclo de negatividade? Até que ponto você mesmo está contribuindo para atrair mais caos para si mesmo? Considere que se todos os ambientes, paredes e objetos absorvem a energia que vem dos pensamentos e sentimentos humanos, a maioria das vezes, não são nem as energias das outras pessoas que deixam nossa casa e nossas coisas impregnadas negativamente, somos nós mesmos.

 

Um exemplo disso é quando voltamos para casa de mau humor por causa de problemas na escola ou no trabalho e respondemos aos parentes com aquela resposta atravessada. Além de colocar o nosso próprio mau humor no ambiente, ainda deixamos nossos familiares tristes ou bravos, o que faz com que eles também emanem energias ruins para dentro da casa. 

 

Sem falar quando xingamos repetidamente a mesinha de centro toda vez que batemos com o dedão na quina dela! De tanto falar coisas ruins para a mesa, o objeto absorve a informação negativa e passa a vibrar em baixa frequência, afetando a sala e todos aqueles que a usam. Parentes estressados na sala, novas brigas. 

 

O segredo para parar essa bola de neve e trazer prosperidade, felicidade e proteção para nossa vida (e para a vida daqueles que amamos) é manter as energias equilibradas. É neste ponto que a purificação energética pode ser de grande ajuda, transmutando as energias através do equilíbrio energético da nossa mente, corpo, ambiente e dos objetos que nos rodeiam.  Você passa para as coisas, para os lugares e para as pessoas ao seu redor, toda a energia dos seus pensamentos e sentimentos (não é à toa que dizem você atrai o que transmite). Será que você tem tido bons pensamentos? O primeiro passo é, portanto, começar de dentro para fora.

 

1. Limpando o coração e a cabeça

Como vimos, aprender magia é cultivar uma mente atenta, não só ao entorno, como também ao que acontece dentro si mesmo. Isso é que é ser um verdadeiro mago, ser desperto e iluminado! É no exercício da autoconsciência e no uso do conhecimento adquirido para transmutar as próprias energias, que se caminha em direção ao amadurecimento espiritual. Quer uma grande mudança em sua vida? Então esteja disposto a fazer grandes mudanças dentro de você. 

 

A purificação energética é de fato uma grande faxina que nos permite retirar as energias negativas que ficam acumuladas em ambientes, objetos ou até mesmo no nosso próprio corpo e mente. E, assim como em toda limpeza, você deve começar do fundo para a superfície, eliminando mágoas, raivas, sentimentos e pensamentos de baixa vibração. Portanto, reflita sobre estas dicas:

Exercite a mente para identificar a origem de todos os seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, assim como os motivos que levam você a desejar ou realizar qualquer coisa. Se a origem estiver na negatividade, procure uma forma de reverter a situação para o lado positivo. Por exemplo, se os seus motivos forem egoístas, trabalhe sobre si mesmo para que eles se tornem cada vez mais generosos; se um comportamento tem como origem o medo, procure desenvolver a confiança e a coragem; se existe orgulho em seus atos ou palavras, reconheça que todos somos expressões da divindade e que, portanto, não há ninguém melhor ou pior do que você.

Nem sempre é fácil lidar com tudo isto, mas começar a colocar a vida em equilíbrio exige esforço e boa vontade.  
 

2. A preparação antes de começar uma purificação energética

Ao mesmo tempo em que trabalha a sua reforma íntima, planeje como será a purificação energética do seu corpo e do seu ambiente de convívio. Esta é uma ferramenta importante que ajuda na transformação, já que uma coisa está ligada à outra. Tenha em mente que tudo deverá ser limpo, retirado do lugar, reorganizado, selecionado e peneirado.


De acordo com as práticas budistas, a melhor forma de garantir a pureza de um ambiente é aumentar a qualidade dos elementos que se encontram dentro dele. Quanto mais atulhada estiver a sua vida, com coisas, pessoas, estímulos, pensamentos e sentimentos negativos, mais dificuldade você terá em manter um padrão vibracional positivo. Por isso, não pode haver pureza onde não há limpeza. É hora de arregaçar as mangas!

 

Coloque na agenda no mínimo um dia inteiro para fazer uma grande faxina. A limpeza depois da lua cheia e antes da lua nova geralmente é mais eficaz, pois a lua minguante representa o declínio, a hora de retirar os excessos e abrir espaço para o novo, ou seja, é o momento ideal para realizar limpezas energéticas! Porém, este processo deve ser feito a qualquer momento que você sinta que é necessário, principalmente quando as energias de um local estiverem atrapalhando o bom andamento da sua vida.

 

Preferencialmente você deve fazer a purificação energética de todo o imóvel onde você permanece, seja ele a sua casa, seu local de estudo ou seu estabelecimento comercial. Mas, se não for possível fazer a limpeza de todo o local, por exemplo, se você morar na casa dos seus pais e eles não permitirem uma mudança radical, ou não compreenderem o seu envolvimento com a magia, fazer a transformação do seu quarto já ajuda. O mesmo serve para ambientes corporativos, limpar a sua mesa de trabalho, suas gavetas e arquivos faz uma boa diferença, mesmo que você não possa limpar o escritório todo.

 

Vale lembrar que esse também é o tipo de limpeza ideal para se fazer na virada do ano, para manter as boas energias fluindo ou quando você se muda para um imóvel novo, para que tudo corra bem. Aliás, ao se mudar para alguma casa nova, o ideal é sempre lavar o chão e pintar as paredes, isto ajuda a eliminar as energias dos antigos moradores. Se este for o seu caso, coloque em sua lista as tintas e os serviços do pintor.

Falando em lista, dê uma olhada nos ingredientes e produtos que você tem em casa e, se necessário, vá às compras. Compre sal grosso, ervas quentes e todos os produtos de limpeza que vai utilizar. Acrescentar um ramo de sálvia branca ou arruda para defumar o ambiente pode ser uma boa ideia. Lembre também de providenciar os ingredientes para o banho mágico para tomar no final da faxina e as essências ou incensos para energizar o local e trazer bons fluidos depois que tudo estiver limpo (essa parte é muito importante). 


O banho mágico pode ser o tradicional banho de sal grosso, o banho de 7 ervas ou um preparado de arruda, alfazema e alecrim. Se optar pelo sal grosso, finalize com uma essência que tenha um aroma energizante, como o óleo essencial de laranja por exemplo, que limpa e eleva o humor. Esta mesma essência também pode ser diluída em água e borrifada pelo ambiente ou pingada pura em um difusor para energizar o local depois de feita a limpeza. 

 

Em lugar das essências, a energização do seu corpo e do ambiente também pode ser feita com incensos. Em ambos os casos recomenda-se, além da laranja, os aromas patchuli ou lavanda (alfazema), mas você pode escolher outros do seu agrado que tenham essa mesa função. Apenas dê preferência para os incensos de resina, pois os incensos comuns de palitinho possuem muito carvão e pouco princípio ativo.
 

3. Botando a mão na massa

 

No dia escolhido, comece logo cedo separando todos os ingredientes e produtos que serão utilizados. Depois, abra todas as janelas e renove a energia do local, isto ajuda a remover a negatividade estagnada. Este também é aquele famoso dia no ano bom para colocar os colchões a tomar um ar fresco. Não esqueça de sacudir os travesseiros e colocá-los ao sol ou pendurados no varal. Deixe agir o poder purificador do sol e do vento!

 

Faça uma boa faxina do ambiente e das roupas de cama, aproveite para lavar as cortinas. Enquanto trabalha, mentalize a negatividade indo embora. Trabalhe com boa vontade e alegria, se quiser, coloque uma música animada! Todos os objetos devem ser limpos, mas você deve dar atenção especial aos objetos carregados, como a mesinha de centro que você xingou, por exemplo, ou objetos de antiquário, pois eles trazem as energias de seus antigos donos e muitas vezes isto pode ser a origem de brigas e desentendimentos.

 

Veja como fazer a limpeza desses itens em: Objetos usados, móveis de antiquário e roupas de brechó

 

Depois da limpeza física do ambiente, dos móveis e dos objetos (usados ou não), reorganize tudo numa ordem lógica. Faça circular a energia organizando gavetas, sapateiras e geladeira. Separe por temas o seu armário de alimentos, temperos, panelas e louças, organize as roupas por cores ou função e os livros por ordem alfabética ou assunto.  Os objetos retém muita energia, por isso a desordem pode te deixar cansado. Sem falar no estresse ao qual você se submete quando não consegue encontrar uma coisa por causa da falta de sentido na organização!

Aproveite para fazer um inventário das coisas presentes em cada ambiente e elimine tudo o que não contribui para o desenvolvimento do seu espírito. Livre-se daquilo que não usa, jogue fora ou doe tudo o que não for útil e passe adiante o que não lhe serve mais. Conserte ou elimine móveis e objetos quebrados, pois eles só atraem negatividade. Lembre-se: uma das melhores formas de transmutar energias para o bem, atraindo fartura e prosperidade, é simplificar a vida.

 

Durante a organização, tenha em mente que os sapatos devem estar limpos e longe da cama, pois atraem muita energia da rua. Além disso, não se deve ter aparelhos eletrônicos no quarto de dormir. Sei que esse ponto hoje em dia é difícil, por isso celulares e despertadores podem ter um lugarzinho especial longe da cabeceira da cama, como sobre uma cômoda, por exemplo. Finalize trocando os móveis de lugar de modo que a circulação fique livre de obstáculos (nada mais de topar com o dedão na mesa). 

 

Se não conseguir fazer todo o processo durante um único dia, faça por ambientes. Mas, não se esqueça de interditar estes ambientes até que tudo esteja finalizado e que você tenha tomado o seu banho de limpeza. Caso contrário, você pode voltar a contaminar tudo o que foi limpo... Ao mexer com energias estagnadas é inevitável acabar se lambuzando!

 

4. Limpeza do corpo
 

Por isso, após toda essa faxina, tome um bom banho como de costume. Nada como a água para revitalizar nosso corpo! Depois, passe para o banho mágico que pode ser na banheira (por imersão) ou no chuveiro (usando um recipiente para a infusão). Use uma toalha limpa para se enxugar (nada de usar a toalha que absorveu as suas energias da semana toda) e prepare as ervas ou o sal.

 

Se você tiver comprado ervas frescas, pique as folhas com as mãos e coloque em uma bacia com água quente, cubra e deixe amornar. As ervas secas devem ser colocadas em água fervente e deixar ferver por mais 1 minuto antes de desligar o fogo, depois disso basta tampar a panela e deixar amornar. Durante todo o preparo das ervas, procure mentalizar a intenção de limpeza que elas tem e agradeça por essa natureza maravilhosa ter recursos tão purificadores à disposição.

 

Na banheira, basta despejar o conteúdo dentro dela e completar com água quente para um banho de imersão. Olhe para a água e mentalize o seu poder condutor de energia, fale com as ervas sobre como você é agradecido pela sua capacidade de purificação. Respire fundo e solte todo o ar, entrando na banheira enquanto imagina toda a energia negativa se desfazendo. Fique lá até que você se sinta relaxado.

 

Caso não tenha uma banheira em casa, não se preocupe! Usar a água direto da bacia vai ter o mesmo efeito. Leve a bacia para o box e, de preferência, use um pote menor para ir pegando e jogando a água aos poucos, por todo o seu corpo (um pote simples, usado exclusivamente para rituais mágicos, pode ser um instrumento mágico muito útil no seu kit). Respire profundamente e mentalize a energia das ervas levando embora todas as cargas negativas do seu corpo. 
 

Se optar pelo banho de sal grosso, tem algumas diferenças. É importante usar água em temperatura ambiente e sal numa quantidade de 3 punhados para cada bacia de água. Lembre-se que o banho de sal grosso deve ser dos ombros para baixo, sem molhar a cabeça e no final de tudo, é necessário retirar o sal em água corrente, para não ressecar a pele.
 

Observação: no chuveiro ou na banheira, lembre de colocar uma redinha de proteção no ralo para não entupir o encanamento com ervas e sal.

 

Outra opção é, depois do seu banho como de costume, fazer uma limpeza através da defumação. Para isso, acenda um punhado de sálvia branca ou arruda e passe a fumaça pelo seu corpo, na parte da frente e de trás. Não se esqueça do alto da cabeça e dos pés. Respire profundamente e peça ajuda espiritual para purificar o seu corpo e o seu ambiente.

5. Energização do ambiente

 

Mente limpa, casa limpa e corpo limpo,  chegou a hora de energizar o local. Uma ideia é queimar um punhado de sálvia, arruda ou algum tipo de incenso purificador pela casa enquanto caminha em sentido anti-horário (desconstrução). Comece pelo fundo do imóvel e finalize na porta, verbalizando enquanto limpa o ar. Foque na sua intenção purificadora, visualize o ambiente sendo limpo e diga algumas palavras como "que o poder purificador desta fumaça aliado à força da minha intenção removam deste local toda negatividade, permitindo que o ambiente se preencha com luz, amor e prosperidade".

 

Outra opção no lugar da fumaça é fazer um borrifador com a essência das ervas ou com água energizada com pedras de poder absorvente como a turmalina negra ou ônix. Lembre-se que a água energizada com pedras deve ficar exposta à luz do sol por pelo menos 1 dia antes de ser usada. Depois, borrife nos quatro cantos dos ambientes em sentido anti-horário, sempre começando pelos ambientes do fundo em direção à frente do imóvel. Dê atenção especial aos locais em que geralmente as más energias ficam estagnadas, como dentro de armários, atrás das portas, atrás de móveis e nos cantos escuros e úmidos.

Depois da primeira rodada de purificação, vem a vez de passar em sentido horário (construção) com a intenção de energizar. Para isso, borrife um preparado de água com óleo essencial de laranja ou outras essências que tragam alegria e prosperidade, enquanto pronuncia palavras de amor e felicidade para o ambiente. Assim como no caso da purificação, você também pode usar incensos, queimar ervas ou preparar borrifadores com pedras energéticas, como por exemplo a pirita. Apenas lembre de escolher itens com propriedades de energização (citamos anteriormente o patchuli e a lavanda). 

 

Peça ajuda às energias cósmicas para atrair tudo aquilo que você deseja para a sua vida e, ao terminar tudo, acenda uma vela branca em agradecimento pela limpeza do local, pedindo proteção e sabedoria para manter as energias elevadas. Respire profundamente e relaxe. Agora sim, você verá a sua vida tomando um novo rumo!

 

Dicas para manter as boas energias fluindo

 

  • As práticas diárias de higiene pessoal são parte do ritual de purificação a que deve se submeter todo seguidor da Luz. Manter o corpo limpo, por fora e por dentro, é uma das melhores maneiras de evitar assédios e obsessões. E nisso está incluído também a prática de uma alimentação saudável. 

  • Mantenha o ambiente organizado e limpo. Guarde sempre as coisas no mesmo lugar de onde as tirou. Varra o chão com frequência e mantenha limpas e em ordem as suas roupas e seus objetos de uso pessoal. Procure entender como estes fatores são decisivos para o desenvolvimento espiritual.

  • Evite deixar os sapatos no quarto de dormir. Os sapatos guardam a energia mais densa do nosso corpo, além de trazerem da rua toda energia dos lugares por onde passamos. Sempre que possível, lave as solas dos sapatos com um pano embebido em salmoura e deixe-os ao sol por algum tempo.

  • Faça sempre a limpeza energética dos objetos de segunda mão antes de levá-los para dentro de casa ou antes de começar a os usar.

  • Abra as janelas diariamente, deixando entrar o sol e o vento. De tanto em tanto, lave as cortinas, as roupas de cama e coloque as almofadas ao sol. Esta é um ótimo hábito para renovar as energias da casa.

  • Aposte nas plantas, o lírio-da-paz e o crisântemo são algumas das melhores plantas purificadoras, pois removem grande parte das toxinas do ar. A hera-inglesa purifica quase todos os compostos tóxicos (menos a amônia) e umidifica o ambiente quando o ar está seco e difícil de respirar. O antúrio filtra a amônia liberada por produtos de limpeza, enquanto a jiboia remove o benzeno liberado no ar por alguns agentes químicos usados na fabricação de móveis e na limpeza.

  • Por último, porém o mais importante, exercite sempre a sua reforma íntima. O ambiente à nossa volta reflete o nosso interior, nossa mente e nosso coração. Quando buscamos verdadeiramente elevar o nosso espírito, atrairemos sempre boas energias, sorte, amor e prosperidade para nossas vidas!



 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 POSTS RELACIONADOS

Please reload

SEGUE A GENTE NO FACEBOOK

ÚLTIMOS POSTS

Please reload